sábado, 14 de junho de 2008

Massagem para Bebês, Shantala, uma Arte Tradicional



“A massagem de bebês é uma arte, tão antiga quanto profunda, simples, mas difícil, difícil por ser simples, como tudo o que é profundo."



Shantala é uma massagem indiana que tranquiliza, evita cólicas, insónias, melhora a digestão e ainda ajuda a aprofundar a relação de afeto entre a mãe e o bebê podendo ainda ser efetuada em crianças até aos 9 anos.
Esta técnica de massagem é originária do Sul da Índia e foi trazida para o Ocidente pelo obstreta Fréderic Leboyer que percebeu que as crianças indianas tinham um bom tónus muscular e eram alegres apesar de toda a pobreza em que viviam. Então resolveu pesquisar o porquê e conheceu uma mulher chamada Shantala nas ruas pobres de Calcutá a massajar o filho e descobriu que esta o fazia diariamente tal como a grande maioria das mães indianas. Aprendeu a técnica e resolveu implementá-la na Europa.
Utiliza-se musica suave e o ambiente é aquecido pois o bebê não pode sentir frio e deve sentir-se o mais confortável possível.
Vai precisar para a massagem de um óleo de massagem de amêndoas doces ou de camomila, de duas almofadas, de duas toalhas grandes e de muito carinho.

Realiza-se da seguinte forma:

  • 1º - Sente-se com as pernas esticadas, a coluna direita e coloque a criança de frente para si numa posição confortável apoiada nas almofadas. Olhe sempre para os olhos da criança. A massagem deve ser feita sem pressa. Concentre-se procurando sentir as reações da criança.
  • 2º - Comece a massagem deslizando suavemente as mãos pelo corpo da criança da cabeça aos pés.
  • 3º - Pingue algumas gotas de óleo na sua mão e coloque no peito da criança massajando em forma de X cruzando o tórax.
  • 4º - Massageie os braços da criança até ás mãos como se fossem uma rosca e depois abra a palma da mão e massageie suavemente cada dedo.
  • 5º - Passe então o óleo na barriga com as mãos espalmadas de cima para baixo e fazendo uma leve pressão no ventre.
  • 6º - Tal como tinha efetuado nos braços, massageie as coxas com o movimento de rosca ou de torção. Depois massageie as plantas dos pés, primeiro com os polegares e depois com a palma da mão.
  • 7º - Vire o bebê de bruços e comece a massagear as costas com as duas mãos desde do pescoço ás nádegas.
  • 8º - Com uma das mãos apoie as nádegas da criança e com a outra percorra as costas, descendo da nuca ás nádegas como uma onda
  • 9º - Continue a percorrer as costas de alto a baixo, mas em vez de parar nas nádegas siga o movimento passando pelas coxas, pernas, até aos pés.
  • 10º - Vire a criança de frente para lhe massagear o rosto, deslizando os dedos da testa para o queixo, com movimentos circulares em volta dos olhos e da boca.
  • 11º - Faça agora nos braços e nas pernas movimentos cruzados de abrir e fechar, respeitando a flexibilidade da criança. Antes de acabar a massagem leve a criança próximo do seu rosto e converse com ela baixinho sempre olhando nos seus olhos.

Retirado daqui (Um blog muito BOM!)

1 comentário:

Rosa Silvestre disse...

Olá D.um artigo muito bom. Conhecia o blog mas não conhecia a história da massagem indiana. Obrigada pela partilha. B
jinhos da RS.