sábado, 28 de junho de 2008


As actividades que se podem realizar, para um melhor desenvolvimento da psicomotricidade :

1Domínio do esquema corporal: permite à criança obter uma melhor relação entre o seu ser íntimo e o seu mundo exterior, ao mesmo tempo que adquire consciência do esquema corporal e controlo do mesmo.

2 – Sentido do ritmo: educação do ouvido e desenvolvimento do sentido do ritmo. Favorece a capacidade de expressão.

3 – Controlo da posição do corpo: através dos diversos movimentos do corpo, a criança consegue um maior domínio do esquema corporal e uma melhor relação entre o indivíduo e a realidade exterior.

4 – Maneira de mudar de lugar: exercício e domínio dos músculos do corpo para facilitar o desenvolvimento da noção espaço-temporal.

5 – Saltos: permite à criança adquirir a noção espaço-temporal através do controlo dos movimentos de mudança de lugar por saltos.

6 – Acções motoras quotidianas: permite que a criança interiorize o significado de acções que são frequentes no dia-a-dia, o que favorece a sua relação com o mundo exterior.

7 – Imitação de movimentos (em espelho): permite alcançar o conhecimento do esquema corporal e aprender a controlar os movimentos do corpo.

8 – Actividades pessoais: ao mesmo tempo que se deve favorecer o desenvolvimento psicomotor da criança, é preciso dotá-la de um certo grau de autonomia pessoal.

9 – Habituar-se ao manejo do lápis: é necessário habituar a criança a manejar o lápis com o controlo dos músculos que intervêm no seu movimento e posterior aprendizagem da escrita.

10 – Percepção de formas: tem de se desenvolver a capacidade de observação e discriminação perceptivas, necessárias para uma posterior aprendizagem da leitura e da escrita.

11 – Discriminação das cores: tem por objectivo que a criança adquira a noção de cor e aprenda o nome das cores mais comuns e permite o aumento de vivências e a predisposição para o desenvolvimento pessoal e artístico.

12 – Orientação espacial: a criança deve compreender e dominar alguns conceitos referentes ao espaço, para conseguir o sentido de orientação no mesmo.

13 – Localização espacial: adquirir a noção de direcção e localização espacial, para desenvolver na criança o sentido de orientação espacial.

14 – Ordenação espacial: aprender a captar a ordem e a situação das coisas no espaço que, posteriormente, nos ajudará a situar correctamente na leitura e escrita das letras e números.

15 – Espaços fechados: permite à criança desenvolver a capacidade de orientação espacial.

16 – Tamanho: desenvolver a capacidade perceptiva das dimensões das coisas e a sua representação simbólica.

17 – Número e quantidade: adquirir o conceito de número e quantidade.

18 – Orientação temporal: adquirir a noção temporal e o domínio dos conceitos mais significativos para aprender a orientar-se no tempo.

19 – Tempo respeitante a um dado momento: conseguir a noção de tempo e dos aspectos de duração, sucessão e simultaneidade.

20 – “Puzzles” ocasionais: desenvolver a capacidade de observação e o conceito de espaço através da forma, da proximidade e da ordenação dos elementos que integram as figuras.

21 – Recortar e colar: desenvolver a coordenação viso-manual e educar os músculos que intervêm na aprendizagem da leitura-escrita.

22 – Mobilidade manual: conseguir o controlo dos movimentos dos dedos, mãos e pulsos para conseguir um bom domínio do lápis na aprendizagem da escrita.

23 – Coordenação viso-motora: desenvolver a coordenação entre a visão e o movimento corporal, principalmente mãos e pés.

24 – Mímica: permite facilitar a expressão corporal e o desenvolvimento da capacidade simbólica e imaginativa, assim como o ajuste de movimentos e gestos.

25 – Tacto: desenvolver o sentido do tacto para conseguir uma maior sensibilidade no indivíduo.

26 –Atenção: para desenvolver a capacidade de atenção, para facilitar a observação e conseguir uma melhor percepção.


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