domingo, 29 de outubro de 2006

Os doces e as crianças...
As guloseimas encerram uma das perguntas mais enigmáticas para os pais: Porque é que as crianças gostam tanto delas? Será por causa da sua cor, ou do seu sabor?
As guloseimas são calorias vazias, com um valor nutritivo quase nulo. São constituidas basicamente por acúcares simples (fructose, glucose e sacarose) de rápida assimilação, aditivos e corantes artificiais para obter as suas atraentes cores... Mas as crianças não podem resistir-lhes!

Tudo é bom se for ingerido na medida certa. No entanto, perante este produto, as crianças não podem parar. Além disso, por causa do fácil acesso às guloseimas e gomas, é importante vigiar as normas de higiene que as rodeiam: devem estar embaladas em sacos individuais, uma vez que se trata de um produto que vai directamente à boca da criança.

GOSTAM TANTO DELAS POR...

Os motivos pelos quais estes doces são tão atraentes para as crianças são:

- Antes de mais porque se trata de uma comida doce e as crianças são mais atraídas pelo doce porque as suas papilas gustativas não estão preparadas para todos os sabores, o que as leva a optar pelo sabor doce porque é mais agradável. Geralmente associa-se o sabor amargo a alguma coisa má, ao contrário do doce, que sempre se relaciona com o bom.

- O sabor é uma combinação do gosto e do olfato. Este último incrementa o desejo de comer determinadas coisas, e outras não.

- As gomas costumam ter desenhos e formas conhecidas (frutas, animais, objectos). Além disso têm cores muito atraentes. A aparéncia da comida tem um papel muito importante, e no caso das gomas é muito tentador, o que permite constatar a influência que a visão tem sobre o gosto.

- Também as atrai o facto de que as outras crianças consumam este produto de confeitaria.

- As guloseimas estão ao fácil alcance das crianças, e são um produto que podem comprar sozinhas.

- Alguns produtos doces criam uma sensação de bem estar quando se consomem, e por isso a criança deseja repetir esta sensação positiva.

- É importante acostumá-las a lavar os dentes depois da ingestão destes produtos gelatinosos, uma vez que o seu consumo pode dar origem a cáries devido aos açúcares que contêm.

PARA PREVENIR AS CÁRIES E A OBESIDADE INFANTIL

Para evitar a obesidade infantil e as cáries podemos estabelecer uma série de medidas para impedir um consumo excessivo de guloseimas:

- Planificar antecipadamente a norma que queremos que as crianças sigam sobre as gomas, e pô-la em prática.

- Nunca se devem restringir este tipo de doces, porque a proibição estimula o desejo. Mas é importante ensinar-lhes em que momento as podem comer.

- Não se devem utilizar as guloseimas como um prémio ou um castigo (oferecer-lhes gomas se o seu comportamento foi correcto, ou pelo contrário, negar-lhas quando não se portaram bem.

- Explicar-lhes porque não se devem comer guloseimas a todas as horas ou na quantidade que quiserem.

- Perante uma birra da criança, devemos ignorar a birra e repetir a norma que se planificou anteriormente em relação ao consumo das gulodices.

- Desfazer-se de um excesso de guloseimas e de gomas que haja em casa, evitando assim que a criança tenha fácil acesso a elas, e que num momento de descuido possa fazer um "banquete" nas suas costas.

- Repetir as palavras: "não te vou comprar gulodices" acrescentando "seja como for", o que já se entende como um ultimatum.

ESTABELECER ROTINAS DIÁRIAS NAS COMIDAS

Para que a criança aprenda de forma correcta a consumir estes "extras" de alimentação, antes de mais é necessário ensinar-lhe a estabelecer uma rotina à hora de comer:

- É muito importante que a criança coma acompanhada pelos seus pais ou cuidadores.

- Não devemos impôr-lhe um menu determinado.

- Nas refeições familiares deve existir um ambiente relaxado, não aproveitando o momento de refeição para discutir.

- Evitar a proibição e o excesso deste tipo de produtos na dieta habitual da criança.

Doces, caramelos, guloseimas... Sim! Mas de uma forma controlada, e sem excessos.

Reportagem elaborada por Ana Bardaj com a colaboração das psicólogas infantis Ana Cruz Navascus e Nuria Cruz Navascus.

Retirei este artigo daqui


É impressionante a quantidade de doces que as crianças comem hoje em dia...
E vocês o que pensam sobre isto?

2 comentários:

OlgaMourato disse...

Eu acho que é muito mau, cada vez há mais crianças obesas.
Mas elas também por muitas vezes não têm culpa, alguma é também dos pais que não sabem dizer não ao menino ou à menina.
E isso vê-se nos jardins em que as crianças levam o lanche de casa, muitos levam bolos, chocolates, etc.
Mesmo que nós digamos que faz mal aos dentes ou outras coisas, se os pais deixam...

Por exemplo, neste meu ultimo ano de estágio havia uma criança que ao almoço só comia sopa e não era uma sopa qualquer ou quando havia batata frita também comia, e o lanche que levava era bolos, chocolates, quando levava pão fazia uma birra e só a muito custo o comia. Além disso, era das crianças que se portava pior e o que a mãe lhe dizia "Se te portares bem a mãe dá-te aquele brinquedo que queres ou dá-te um foskito ou um ovo kinder...", etc...

As pessoas têm que acordar e ver a realidade, uma criança gordita não significa logo que esta seja saudavel.

Dreamlu disse...

Concordo a 100%...obg pelo teu comentário! Bjokinhas