sábado, 21 de outubro de 2006

Nothing
When children come home at the end of the day,
The question they're asked as they scurry to play is,
"What did you do at school today ?"
And the answer they give makes you sigh with dismay.
"Nothing, I did nothing today!"
Perhaps nothing means that I played with blocks,
Or counted to ten, or sorted some rocks.
Maybe I painted a picture of red and blue.
Or heard a story of a mouse that flew.
Maybe I watched the fish eat today,
Or went outside on the swings to play.
Maybe today was the first time
That my scissors followed a very straight line.
Maybe I sang a song from beginning to end,
Or played with a special, brand new friend.
When you're in Kindergarten
and your heart has wings,
"Nothing" can mean so many, many things.

O que eu penso

Achei este texto muito peculiar, pois ele exemplifica aquilo que realmente acontece. Perguntamos a uma criança o que ela fez no Jardim de Infância e ela responde “nada”. Mas, se continuarmos a dialogar com ela, damos por nós a ouvi-la cantar uma música que lá aprendeu, ou a referir o nome de algumas personagens de uma história lá contada

Este “nada” representa tantorepresenta momentos de desenvolvimento, de experimentação, de evoluçãoPara a criança tudo é simples, instantâneo, tudo acontece de forma natural. Mas cada dia que passa, é um degrau que ela sobe na escada do seu crescimento /desenvolvimento. É o sentir que já é capaz, é o saber fazer melhor, o conseguir sem ajuda.

O Educador orienta, conduz, apoia. E nessa tarefa tão fundamental, exigente, e séria, o educador surge, infelizmente, aos olhos da sociedade, como um “nada”. Esquecem-se que há pequenos nada que são tudo

E vocês o que pensam sobre isto?

2 comentários:

marta disse...

Engraçado...ainda esta semana falámos sobre isso, no meu jardim...porque eles dizem sempre "nada"? Mas quando brincam, andam a cantarolar o que aprendem!! Agora...porque há pequenos "nada" que são tudo?
Faz-me lembrar uma frase de Antoine de Saint Exupéry, "...as coisas mais importantes são muitas vezes invisíveis para os olhos - só com o coração é que podemos vê-las"...pode até não se ver, mas é a que fica no coração :) beijinhos

Susy disse...

Oi,
de facto por vezes é complicado entender estas situações!!! E dando outro exemplo da obra do Pequeno Principe:quando este diz que as pessoas crescidas nunca entendem nada sozinhas e que é muito cansativo estar sempre a explicar tudo...
Para mim este exemplo pode bem ser transposto para a situação do J.I.
Mas é sempre bom ver o seu desenvolvimento e nisso as educadoras sabem quanto trabalho foi feito para obter tais resultados!!!

jinhos