terça-feira, 31 de outubro de 2006

Uma actividade para a família


E que tal aproveitar o feriado para uma actividade super divertida?

Vamos fazer… pãezinhos em casa ?


Primeiro que tudo há que despender algum tempo para esta actividade, nada de pressas, portanto. Planear cerca de uma hora para preparar a massa, mais duas horas para a ver levantar e mais 45 minutos para cozer o pão.

Assegure-se que começa por uma receita de pães simples e básica sem recurso a ingredientes pouco comuns e complicados de encontrar. O mais adequado será deixar essa tentativa para quando houver mais experiência prática em cozer pão.

O que é preciso?

- Farinha
- Açúcar
- Água quente
- Fermento
- Tigelas
- Panelas
- Termómetro (requere-se um termómetro apropriado, de leitura rápida, para medir a temperatura da água quente que servirá para activar o fermento)


Como fazer?

# Deixar todos os elementos da família amassar, mostrando a acção em três passos: empurrar para baixo, dobrar novamente e virar. Esta acção deve ser repetida. Deixar cada membro da família fazer o mesmo várias vezes até que a massa fique bem elástica.

# Depois, é só colocar o resultado do esforço familiar no forno e esperar que o calor faça a sua parte. Quando estiver pronto, com cuidado, retirar do forno e esperar que arrefeça de modo a que se possa cortar, para que, todos juntos, se possam deliciar com o pãozinho barrado com manteiga e/ou uma compota!



Nota:

Esta actividade pode servir simultaneamente como experiência científica. O que se pretende aferir é a acção do fermento no pão. Para isso, os "cientistas" de serviço deverão colocar algum fermento, açúcar e água quente dentro de uma garrafa, adaptando depois um balão ao gargalo da mesma. Passadas umas horas, será possível verificar que o gás libertado pelo fermento irá encher o balão, o que equivale à acção que as bolhas de gás do fermento têm quando misturadas na massa do pão, fazendo-o crescer.

Sem comentários: