terça-feira, 31 de outubro de 2006

DESTAQUE - Nutrição

Batatas fritas e rebuçados excluídos das escolas portuguesas

Batatas fritas e rebuçados excluídos das escolas portuguesas

Com o objectivo de melhorar os hábitos alimentares das crianças portuguesas, o Ministério da Educação vai definir novas regras para a alimentação escolar, já no próximo ano lectivo.


A grande novidade passa pela exclusão de batatas fritas e fritos das máquinas de venda automática e bares escolares, bem como o condicionamento da oferta em chocolates, bolos e gelados. Numa segunda fase, também as ementas escolares serão condicionadas pelas novas directrizes alimentares.

Para além destas restrições, a nova proposta contempla ainda uma série de normativas para as escolas, que se traduzem no aumento da oferta de hidratos de carbono complexos, vitaminas e minerais e promover o consumo da fruta (em peça, sumos ou batidos). Alguns produtos, como refrigerantes, bolos e gelados serão condicionados, mas não proibidos.

As novas orientações são fruto do trabalho conjunto da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e Associação Portuguesa de Nutricionistas.

11/9/2006


Artigo retirado daqui

Sem comentários: