quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Como fazer um pau de chuva...

Sempre quis saber como se faz um pau de chuva...Acho mágico aquele som fininho, um som similar ao de chuva ou de água a cair e que tem suas origens nas culturas indígenas. O pau de chuva serve tanto para criar efeitos sonoros quanto para marcar ritmo, e as crianças se encantam com o seu som e a sua simplicidade.Encontrei esta versão com fotos muito boas e exemplificativas de como se faz:


Na falta de uma versão “original” do instrumento é possível improvisar e criar um pau de chuva com materiais simples:

tubo de papelão, pregos, fita adesiva, miçangas, grãos de arroz. Se houver um bom assistente a disposição para auxiliar o trabalho, melhor ainda. O meu estava super empolgado para bater os preguinhos com seu martelo de brinquedo…

Fizemos alguns testes e o melhor resultado foi colocar os preguinhos (que não devem ser longos a ponto de perfurarem o outro lado do tubo) de forma aleatória – quanto mais, melhor, pois os grãos de arroz e as miçanguinhas demoram mais tempo para cair.

Em tempo: o martelinho de brinquedo não conseguia fazer o furo no tubo, apenas pressioná-lo para baixo…

Depois dos preguinhos, um círculo de papelão é colado em uma das extremidades. Agora é possível colocar o arroz, as miçangas, o feijão (produz um som mais grave) ou uma mistura deles no tubo. Experimente um pouco o som, adapte a quantidade de grãos – crus – e miçangas. Quando estiver satisfatório, feche o outro lado do tubo.

A seguir passe fita adesiva para vedar as extremidades, e se quiser, passe ao longo de todo o tubo para garantir que os preguinhos não saiam (bastante recomendável no caso de crianças pequenas). A decoração fica por conta da vontade de cada um. Nós utilizamos feltro e E.V.A. imitando cortiça, e colamos com cola quente.

Bons sons a todos!


vi aqui

2 comentários:

Luz disse...

Obrigado pela partilha. Muito interessante!

Mil Folhas disse...

Também tenho no meu blog. Fiz 10 paus pequenos para o Carnaval do ano passado e um grandão!!!! Garanto-te que o som é genial! Mas também te digo... quando começas a martelar, achas a sensação muito boa e terapeutica até... mas ao fim de 30 pregos :) lol começas a stresar e lá vai um dedo á vida!!!