
 A linguagem não        é importante apenas porque possibilita comunicação e inserção social, mas        também porque faz parte da constituição de diferentes operações        intelectuais e da memória. É na expressão pela linguagem que o pensamento        se organiza e toma corpo, auxiliando a criança a identificar-se como        pessoa. A linguagem oral faz do        diálogo um lugar de desenvolvimento e aprendizagem.
Competência        Lingüística Das Crianças
 Desde muito        pequenas, mesmo não falando com fluência, as crianças são capazes de        utilizar a linguagem oral para diversos fins: pedir, solicitar        determinadas ações ou objetos, expressar seus sentimentos, perguntar ou        explorar o mundo à sua volta. Da mesma forma, mesmo antes de falar, elas        podem entender o que os outros falam.
 Esta        competência lingüística abrange tanto a capacidade da criança para        compreender a língua, quanto sua capacidade para usá-la como falante e        ocorre antes que a criança possa expressar-se oralmente.
 O        desenvolvimento destas capacidades se dá na prática viva da língua, no        diálogo, onde existe a oportunidade de aprender os usos e formas da fala ,        na situação em que as mesmas têm o que dizer e para quem dizer.
 A        competência, enquanto falante, implica promover atividades que criem        situações de fala, escuta e compreensão da língua. Isto é possível através        do uso de diferentes textos e situações enunciativas, ampliando, assim, a        capacidade comunicativa da criança de forma significativa, preservando a        naturalidade de conversar, falar e escutar.
 As diferenças        dialetais devem ser respeitadas, mas deve se ampliar o universo discursivo        das crianças, oferecendo recursos para enfrentar as mais variadas        situações comunicativas, incluindo aquelas em que não é esperada a        reprodução de formas próprias de contextos particulares ou de sua        comunidade.
 No período de        0-3 anos, embora a predominância seja da escuta, a criança caminha        para o aumento gradativo do uso do falar, pois, para fazer-se compreender        e comunicar-se, terá de aprender a substituir as coisas pelas palavras        correspondentes. Ao ouvir determinada palavra para designar determinado        objeto, irá registrar e buscar atributos ou formas para significar esse        objeto, que pode ser entendido como a sua forma, o seu material, a sua        cor, o contexto em que a palavra foi dita etc.
 Na interação        com o mundo adulto, ela vai testando esse entendimento, vai modificando-o        e estabelecendo novas associações na busca de seu significado. Vai        construindo internamente, através de nomeações diversas, o fato de que        determinado objeto denomina-se de determinada forma.
 A fala das        crianças pequenas, enquanto reconstrução interna, resignificação, é também        criação. Criar palavras, ou cometer erros revela um movimento de        compreensão das crianças.
 De 3-6        anos, a fala irá predominar sobre os gestos, sons, berros, puxões,        agressões e outros recursos comunicativos. A fala e a capacidade simbólica        dotam a criança de mais recursos intelectuais, mas não permitem, ainda, a        formulação de conceitos mais amplos, mais abstratos e gerais,        características do pensamento adulto.
 Suas falas são        produto de um modo próprio de ver o mundo, e as idéias e teorias para        compreender e explicar o mundo são sempre originais. À medida que crescem,        são capazes de compreender e aceitar que um objeto pode ser ao mesmo tempo        semelhante e diferente dos outros, que as palavras têm dois ou mais        significados (cesta: de feira, de basquete/sexta: dia da semana).
 O        trabalho com a linguagem oral deve permitir a ampliação da competência        lingüística , apropriando-se dos recursos expressivos disponíveis. Para        que isto ocorra é necessário planejar situações de comunicação que exijam        diferentes graus de formalidade, oferecendo assim uma diversidade de        referências.
1 comentário:
Dreamlu, obrigadinha pela informaçao deste post. Tens um premio no meu blog para ti. Beijinhos :) e boa semana.
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