Descobrindo as crianças criativas
Muitos pais e professores ainda não sabem reconhecer quando uma criança apresenta respostas diferentes do “lugar comum” e que estas respostas não estão necessariamente erradas, mas na realidade são “não esperadas”. Quando todos os alunos de uma turma descrevem uma determinada figura da mesma forma exceto um, não quer dizer que esta exceção esteja errada. Talvez seja uma forma diferente de ver as coisas. E muitas vezes é desta maneira que grandes mudanças ocorrem. Nenhuma grande descoberta que atualmente usufruímos seria realidade se os seus criadores não estivessem dispostos a considerar e avaliar novas possibilidades, diferentes das até então tentadas.Criatividade pode ser definida como a capacidade para ver as coisas sob um ângulo incomum, ver problemas e situações que poucos percebem que existem e depois surgir com soluções novas e efetivas. Ao invés de tentar surgir com a resposta considerada certa, a pessoa criativa segue um problema ao longo de várias trajetórias quantas forem possíveis a fim de encontrar novas alternativas.
Criatividade é diferente de inteligência acadêmica, embora seja importante nesta área para realizações como descobertas científicas. E criatividade não pode ser medida por testes tradicionais para avaliar inteligência.
Pais e professores precisam estar “abertos” à criança criativa, pois esta muitas vezes não estará fornecendo a resposta comum e esperada, mas sim alternativas muitas vezes brilhantes. Muitas vezes perguntar por que a criança trouxe aquela resposta inesperada pode proporcionar uma grande surpresa, desde que não estejamos presos apenas no que foi estabelecido como correto.
1 comentário:
Adorei o texto Dreamlu, tens um cantinho muito interessante, os meus parabéns.
Beijocas
Raquel Martins
(afinal deu para comentar lol)
Enviar um comentário