segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O bebê precisa de colo

Certamente você já ouviu alguém dizer: não dê muito colo para o seu filho, senão ele fica mal acostumado e depois não vai querer ficar sozinho. Estas pessoas ainda esperam o dia em que alguém descubra uma maneira de abreviar o tempo de gestação, pois o bebê que fica durante nove meses juntinho a sua mãe, no aconchego do útero, já nasce como um caso perdido.

Quando se toma um bebê no colo, estamos lhe proporcionando conforto, afeto, calor e segurança, ingredientes cujo excesso não causa nenhum mal. Ao contrário, auxiliam muito nesta etapa inicial da vida e estabelecem bases seguras rumo a uma independência futura. Uma criança feliz irá progressivamente diminuindo a sua necessidade de colo e partirá para novos relacionamentos, o que deixará muitos pais e mães com saudades daquele bebê que gostava tanto de estar entre seus braços.

A criança precisa ser alimentada, ter suas fraldas trocadas, estar adequadamente agasalhada, receber cuidados de higiene. Mas mais do que isto, precisa de carinho e do contato com seus pais e o colo é uma maneira inteligente que a natureza providenciou para proporcionar ao bebê afeto e proteção durante este estágio transitório entre o período de gestação e a ida para o chão.

Portanto, esqueça conselhos de pessoas mal amadas: dê bastante colo para o seu filho agora que ele é pequeno. Mais tarde, você vai querer dar colo, mas ele vai estar muito ocupado descobrindo o mundo. E, além do mais, quem é que não gosta de um colo?


retirado daqui

Sem comentários: