Máscara, porque é Carnaval!
Em um molde de jornal feito sobre uma bexiga (balão), as crianças vão poder criar e colorir o personagem que querem viver na folia mais alegre do ano.
Entre o rosto que ocultam e a persona que revelam, as máscaras permitem realizar uma fantasia que não pode ser vivida no cotidiano. Nas tragédias e comédias do teatro grego, elas protegiam o ator das críticas à sociedade. Na tradição indígena, simbolizam os animais e seu poder divino de defender a tribo. De origem árabe, a palavra mashara significa zombaria. No Carnaval, vira brincadeira de ser homem, mulher, bicho, monstro e o que mais der vontade.
A brincadeira já começa na hora de construir a máscara. A turma vai aprender a fazer uma base com jornal e cola sobre uma bexiga cheia, e depois desenhar e pintar diferentes caras. Além de aprimorar a linguagem plástica nessa aula de Artes, os estudantes vão desenvolver habilidades corporais e verbais. Antes de a folia começar, conte a história do Carnaval para os estudantes e sugira que inventem uma encenação onde possam dar movimento e vida ao seu personagem.
Como fazer
MOLDE DA MÁSCARA
Cacá Bratke
Encha a bexiga, passe cola de farinha nos pedaços de jornal e aplique sobre ela. Para que o molde fique firme, cubra toda a bexiga com cinco camadas de papel e cola. Não é necessário esperar uma camada secar para aplicar outra. Ao final, deixe secar de um dia para o outro.
DETALHES DE JORNAL
Cacá Bratke
Corte o molde ao meio e comece a modelar o rosto em uma das partes. Faça o nariz com jornal amassado e prenda-o com fita crepe. A técnica é a mesma para sobrancelhas e bochechas. Desenhe as orelhas no papelão, recorte e cole com a cola quente.
NOVO EMPAPELAMENTO
Cacá Bratke
Cubra toda a máscara com uma outra camada de retalhos de papel ou jornal e cola caseira. Isso torna a superfície uniforme para receber a primeira demão de tinta. Aguarde secar completamente para continuar.
DESENHO E PINTURA
Cacá Bratke
Pinte a máscara de branco e espere secar. Com lápis grafite, trace o rosto do personagem e pinte. Faça pequenas aberturas nos olhos, dois furos para respiração e um furo em cada lateral para passar o elástico.
Cacá Bratke
Para desenhar os dentes e outros detalhes, use tinta alto-relevo
Cacá Bratke
Um triângulo de papelão dobrado ao meio e preso com fita crepe dá forma ao nariz
CONSULTORIA VERA MARIA FERRETTI, COORDENADORA DE ATELIÊS DE CONSTRUÇÃO DE MÁSCARA E PROFESSORA DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA DO INSTITUTO SEDES SAPIENTIA, EM SÃO PAULO
FOTOS CACÁ BRATKE/PRODUÇÃO SAMIR ZAVITOSKI,MATERIAL NECESSÁRIO
Cacá Bratke
1 bexiga
Pedaços de jornal, revista ou papel
1 pedaço de papelão
Tinta acrílica branca e de diversas cores
Tinta alto-relevo
Pincel chato no 16
Cola quente e pistola de aplicação
Fita crepe
Lápis grafite
Elástico ou fio de silicone
Tesoura
Cola caseira
Como fazer a cola caseira
Leve ao fogo 1 litro de água, 3 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 colher de vinagre e mexa até engrossar. Deixe esfriar.
1 comentário:
Tens ideias fenumenais.
Tenho um miminho, passa no meu blog
bjs
Enviar um comentário