segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Máscara super - fácil


Máscara, porque é Carnaval!

Em um molde de jornal feito sobre uma bexiga (balão), as crianças vão poder criar e colorir o personagem que querem viver na folia mais alegre do ano.


Entre o rosto que ocultam e a persona que revelam, as máscaras permitem realizar uma fantasia que não pode ser vivida no cotidiano. Nas tragédias e comédias do teatro grego, elas protegiam o ator das críticas à sociedade. Na tradição indígena, simbolizam os animais e seu poder divino de defender a tribo. De origem árabe, a palavra mashara significa zombaria. No Carnaval, vira brincadeira de ser homem, mulher, bicho, monstro e o que mais der vontade.

A brincadeira já começa na hora de construir a máscara. A turma vai aprender a fazer uma base com jornal e cola sobre uma bexiga cheia, e depois desenhar e pintar diferentes caras. Além de aprimorar a linguagem plástica nessa aula de Artes, os estudantes vão desenvolver habilidades corporais e verbais. Antes de a folia começar, conte a história do Carnaval para os estudantes e sugira que inventem uma encenação onde possam dar movimento e vida ao seu personagem.

Como fazer

MOLDE DA MÁSCARA

Cacá Bratke

Fotos Cacá Bratke

Encha a bexiga, passe cola de farinha nos pedaços de jornal e aplique sobre ela. Para que o molde fique firme, cubra toda a bexiga com cinco camadas de papel e cola. Não é necessário esperar uma camada secar para aplicar outra. Ao final, deixe secar de um dia para o outro.

DETALHES DE JORNAL

Cacá Bratke

Fotos Cacá Bratke

Corte o molde ao meio e comece a modelar o rosto em uma das partes. Faça o nariz com jornal amassado e prenda-o com fita crepe. A técnica é a mesma para sobrancelhas e bochechas. Desenhe as orelhas no papelão, recorte e cole com a cola quente.

NOVO EMPAPELAMENTO

Cacá Bratke

Fotos Cacá Bratke

Cubra toda a máscara com uma outra camada de retalhos de papel ou jornal e cola caseira. Isso torna a superfície uniforme para receber a primeira demão de tinta. Aguarde secar completamente para continuar.

DESENHO E PINTURA

Cacá Bratke

Fotos Cacá Bratke

Pinte a máscara de branco e espere secar. Com lápis grafite, trace o rosto do personagem e pinte. Faça pequenas aberturas nos olhos, dois furos para respiração e um furo em cada lateral para passar o elástico.

Cacá Bratke

Fotos Cacá Bratke

Para desenhar os dentes e outros detalhes, use tinta alto-relevo

Cacá Bratke

Fotos Cacá Bratke

Um triângulo de papelão dobrado ao meio e preso com fita crepe dá forma ao nariz

CONSULTORIA VERA MARIA FERRETTI, COORDENADORA DE ATELIÊS DE CONSTRUÇÃO DE MÁSCARA E PROFESSORA DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA DO INSTITUTO SEDES SAPIENTIA, EM SÃO PAULO

FOTOS CACÁ BRATKE/PRODUÇÃO SAMIR ZAVITOSKI,


MATERIAL NECESSÁRIO

Cacá Bratke

Fotos Cacá Bratke

1 bexiga

Pedaços de jornal, revista ou papel

1 pedaço de papelão

Tinta acrílica branca e de diversas cores

Tinta alto-relevo

Pincel chato no 16

Cola quente e pistola de aplicação

Fita crepe

Lápis grafite

Elástico ou fio de silicone

Tesoura

Cola caseira

Como fazer a cola caseira

Leve ao fogo 1 litro de água, 3 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 colher de vinagre e mexa até engrossar. Deixe esfriar.


1 comentário:

vaniusca disse...

Tens ideias fenumenais.
Tenho um miminho, passa no meu blog
bjs