sexta-feira, 17 de outubro de 2008


Alimentação das crianças dos 3 aos 6 anos

Durante o período pré-escolar (dos 3 aos 6 anos), altura em que se verifica um crescimento acentuado nas crianças, a qualidade da alimentação é determinante.

Durante o período pré-escolar (dos 3 aos 6 anos), altura em que se verifica um crescimento acentuado nas crianças, a qualidade da alimentação é determinante, tanto por uma questão de saúde física como do ponto vista psicossocial.

Além disso, é nestas idades que se cometem muitos dos erros alimentares que o prejudicarão em adulto. É, pois, fundamental seguir uma alimentação variada e equilibrada, incluindo todos os grupos alimentares nas devidas proporções.

A famosa “roda dos alimentos” dá uma ideia da quantidade de alimentos que deve ingerir diariamente de cada grupo. As hortaliças, os legumes e a fruta deverão contribuir com 43% dos alimentos consumidos diariamente, enquanto que as gorduras (azeite, óleo, manteiga, etc.) apenas deverão contribuir com cerca de 3%. Vejamos, em termos quantitativos, como suprir as necessidades das crianças entre os 3 e os 6 anos.

Fruta e legumes
Incluir em todas as refeições, sob a forma de sopas, saladas ou acompanhamentos.

Leite e derivados
Meio litro de leite por dia = 60 g de queijo = 4 iogurtes

Carne, peixe, ovos e marisco
50/60 g de carne + 70/80 g de peixe por dia
Nestas idades, as crianças podem consumir dois ou três ovos por semana, bem cozinhados. Quando introduzir um ovo na alimentação, poderá reduzir a quantidade de carne e peixe nesse dia: 1 ovo = 35 g de carne = 40 g de peixe

Gorduras
25 g de gordura por dia = 2 pacotes individuais de manteiga = 2 colheres de azeite Prefira o azeite para temperar e cozinhar e a manteiga para barrar o pão.

Pão, arroz, massa, leguminosas secas, bolos
100 a 150 g ou 3 fatias de pão escuro ou de mistura por dia = 75 g de arroz ou massa = 300 g de batata
As sobremesas e os bolos só devem ser servidas ocasionalmente e, de preferência, no final da refeição.
Inclua, nas sopas, feijão, ervilhas e grão, ricos em proteínas e ferro.

Bebidas
A melhor bebida é a água. Os refrigerantes, por conterem muito açúcar, não são aconselhados. Se quiser variar, opte pelos sumos de fruta naturais ou pelos denominados 100%, que também são aceitáveis.

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da



Sem comentários: