sexta-feira, 11 de abril de 2008

Livro para pintar ou folha branca?

O livro para pintar ajuda a criança a desenvolver a concentração. As linhas de demarcação pré-definidas não a limitam na sua imaginação como podem pensar algumas pessoas.
Na vida há leis, há contingências que ela deverá respeitar. No livro para pintar realça a escolha das cores, uma vez que a forma já lá está.
Algumas crianças preferem o livro para pintar, é melhor que nada...Em relação à folha branca, ela dá livre curso à imaginação, isso é certo...Ela serve bem a criatividade da criança.
Na vida nem sempre temos a possibilidade de nos exprimirmos livremente, e o desenho é um bom meio.
Em toda a objectividade, é favorável que a criança possa pintar num livro para pintar e ter também à sua disposição folhas brancas. Eliminar uma aproximação em detrimento de outra não será talvez uma boa escolha.



A Orientação no Espaço

Quando a criança faz os traços na folha, ela pode escolher em ocupar o espaço de cima, de baixo ou do meio da página. Ela também pode orientar o desenho para a esquerda ou para a direita.


A criança não desenha só o Sol, a Lua e as estrelas na parte de cima da folha, podemos encontrar personagens, árvores, veículos...aquilo que a criança nos dá a entender é que ela está preparada para adquirir mais conhecimentos.




O quadro superior da folha representa a cabeça, o intelecto, a imaginação, de facto é o desejo de novas curiosidades e descobertas.

O quadro inferior informa-nos sobre as necessidades físicas e materiais que a criança pode ter.

O lado esquerdo indica-nos que os pensamentos da criança estão direccionados para o passado. Pode estar preocupada com o passado ou então ter vivido um acontecimento feliz ao qual ela continua ligada. O tipo de desenho situado à esquerda indicar-nos-á se foi um acontecimento favorável ou não para a criança.

O centro da folha indica o momento presente. Todo o desenho que se situe no meio da página demonstra que a criança está presente e disponível para tudo aquilo que a rodeia.
Normalmente este tipo de criança não sofre de tensão ou ansiedade.Mesmo que observe os acontecimentos passados ou futuros, ela não sente nem inquietação, nem insegurança.

A criança que desenha do lado direito indica que só pensa no futuro. Para ela o amanhã pode querer dizer um "acontecimento especial". Ela coloca muita energia e esperança no futuro. Como podem constatar, mesmo as crianças têm diversas necessidades!

(...)


Como Interpretar os Desenhos das Crianças

Nicole Bédard

2 comentários:

Rosa Silvestre disse...

Olá Dreamlu, ofereço-te a oportunidade de nomeares mais sete e olha que existem muitos bons blogs. Gostei dos que nomeaste, alguns vou linka-los, obrigado mais uma vez. RS.

Cris e Ângela Cordoval disse...

Passando pra dizer q sempre dou uma olhadinha no seu blog!
Eu aprovo!