domingo, 20 de abril de 2008

Uma Experiência Engraçada

É batata ou maçã?

Material

  • uma batata
  • uma maçã
  • taça com água
  • faca

Separa a maçã da batata

Preparavas com os teus amigos uma festa. Uns cortam batatas para a salada de atum e outros cortam maçãs para a salada de frutas. Mas oh!... enganaste-te e juntaste todos os pedaços na mesma taça. Será que vais ter de provar todos os pedaços para saberes quais são maçã e quais são batata?


\begin{figure} \begin{center} \mbox{\epsfig {file=maca.eps,width=10cm}} \end{center}\end{figure}
Vamos descobrir um modo muito fácil de separar os pedaços. Pega numa maçã e numa batata e põe-nas numa taça com água. O que acontece? Isso mesmo, a maçã flutua e a batata afunda!


Agora, corta a maçã em pedaços de tamanhos diferentes: meia maçã, um quarto de maçã, um oitavo de maçã e um pedaço do tamanho da ponta de um dedo. Faz o mesmo com a batata. Não tires a casca para não confundires a maçã com a batata. Coloca primeiro todos os pedaços de maçã dentro da taça com água. Afundam ou flutuam?

Tira os pedaços de maçã da água e põe na taça os pedaços de batata. O que observas?


Porque é que os pedaços de maça flutuam e os de batata afundam? Bem, podes dizer que os que vão ao fundo são pesados e os que flutuam são leves. Mas uma maçã é bem mais pesada do que um pedacinho de batata e a maçã flutua ao passo que o pedacinho de batata afunda! Para saberes se afunda ou flutua não conta só o seu peso mas também o seu tamanho. Precisas de comparar um pedaço de maçã, um pedaço de batata, e uma quantidade de água todos com o mesmo tamanho. O pedaço de maçã é mais leve que a água e o pedaço de batata é mais pesado que a água.

\begin{figure} \begin{center} \mbox{\epsfig {file=maca1.eps,width=10cm}} \end{center}\end{figure}

Agora já sabes separar os pedaços de batata dos de maçã que misturaste por engano: basta deitares todos numa tigela com água. Todos os pedacinhos de maçã flutuam e todos os de batata afundam-se!


SOCIEDADE PORTUGUESA DE FÍSICA
DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO
2000

Sem comentários: