sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008


Li e achei que fazia tanto sentido! Não posso deixar de partilhar este texto magnífico com vocês! Simplesmente adorei a última frase!

Uma coisa: COMENTEM!!! Quero saber o que pensam!


Um conselho de...Nizan Guanaes

Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar.

E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma. A propósito disso, lembro-me uma passagem extraordinária, que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: "Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo." E ela responde: "Eu também não, meu filho".

Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar em realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna. Meu segundo conselho: pense no seu País. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo. O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada. Os pobres vivem como bichos, e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega viver como homens.(...)

É preferível o erro à omissão. O fracasso, ao tédio. O escândalo, ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso. Colabore com seu biógrafo. Faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido. Tendo consciência de que, cada homem foi feito para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro.

Você foi criado, para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre, com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra.

4 comentários:

betty mello disse...

Adorei esta postagem, e concordo plenamente.Trabalho com crianças há 30 anos - como terapeuta e educadora. Não atingi a riqueza material,mas nunca nada me faltou.Mas aquilo que vivi,que lutei, que chorei ou gargalhei foi compartilhado, "curtido" com outros seres humanos que me ensinaram e que aprenderam junto comigo...isso me pertence , e niguém pode arrancá-lo de mim - esta é a minha maior riqueza e felicidade. Sou muito grata ao Universo e a todos que me proporcionaram e continuam me proporcionando essas experiências.
Agradeço também a sua visita ao(s) meu(s) espaço(s) de partilha na Web (blogs), e espero recebê-la muitas e muitas vezes. Um beijinho carinhoso e parabéns pelo seu blog - eu adorei !Betty (Brasil)

betty mello disse...

Voltei...obrigada por linkar o http://aprendizarteatelie.blogspot
Não deixe de visitar os demais blogs de que participo (http://canto-do-conto.blogspot.com , http://bem-bolado-projetos.blogspot.com entre outros...)estou postando como vivenciamos isto com as crianças da creche, e foi muito legal ! Bjs,Betty (Brasil)

Crescer Sem Limites disse...

Obrigada pela visita e por ter incluído o nosso Blog na vossa página.
Prometo visitá-la mais vezes.

Anónimo disse...

Olá estive visitando o seu blog e apaixonei pelo texto que você postou, muito lindo, parabéns, concordo com tudo e a última frase foi show de bola. Vou ter que passar esse texto para vários educadores que eu conheço. Faça uma visita no meu blog, vou linkar vc...Espero você lá!!! Bjinhus