segunda-feira, 15 de setembro de 2008


A Alimentação dos Bebés


Pode começar a dar comida sólida ao seu bebé, a partir dos 4 meses de idade.
Quando um bebé está pronto para se iniciar no mundo dos sólidos, mostra alguns sinais como começar a beber menos leite, abrir e fechar a boca quando a vê comer.
Não adie esta etapa para depois dos 6 meses, pois aí será mais difícil para o bebé aprender a coordenar entre receber comida na boca e engolir, pois estará habituado apenas a mamar.
Não ofereça comida sólida ao seu filho antes de ele completar os 4 meses, pois o seu sistema digestivo ainda não está preparado.
Existem opiniões diferentes entre os pediatras, uns aconselham começar pelas papas lácteas, outros pelas sopas de legumes. A vantagem de se começar pelas sopas, é a de que o bebé depois de já estar habituado a comer sopa, aceita bem o sabor da papa por esta ser doce. Se começar pela papa, será mais difícil aceitar posteriormente a sopa, por esta não ter um sabor tão agradável.
Preferencialmente a primeira refeição sólida será a do almoço.

Prepare o bebé:
- Tente dar-lhe a comida antes da hora do banho pois provavelmente ele vai precisar de um depois.
- Coloque-o numa cadeirinha apropriada.
- Não é preciso esterilizar o prato nem a colher. Lavar normalmente é suficiente.
- Ponha sempre o babete ao seu bebé.
- Ponha uma pequena quantidade de sopa na colher e ofereça ao bebé, ele vai sugar a colher como faz com o biberão e fará uma cara estranha pois está habituado ao leite no biberão.
- É provável e normal que ele deite não engula e deite fora. Não se preocupe, continue a oferecer-lhe. Ele habituar-se-á.
- Se ele chorar e se recusar a comer, desista e tente novamente uns dias mais tarde.
- Se ele gostar dê-lha e comida toda.
- No fim ofereça-lhe um pouco de água no biberão.
Se o bebé gostar continue a dar-lhe, todos os dias, comida sólida. Atenção que se ele comer pouco deve dar-lhe o biberão ou de mamar seguidamente. Gradualmente ele irá comendo mais sólidos e menos leite.
O que colocar na sopa?
Até o bebé completar 6 meses a sopa deve apenas conter vegetais. Estão excluídas as leguminosas, couves e também não se deve abusar dos espinafres. A incluir batata, abóbora, cenoura, alho francês, alface, feijão verde, por exemplo.
Aos 6 meses poderá incluir também carne – frango, borrego ou vitela apenas. Uma colher de chá por cada tigela de sopa.
Aos 8 meses o peixe pode ser adicionado, mas apenas peixe branco, como a pescada e a maruca, por exemplo. Os peixes como o salmão e o atum têm demasiada gordura e por isso não são aconselháveis antes de 1 ano de idade.
Adicione também um fio de azeite à sopa do seu bebé.
Aos 4 meses o bebé também pode comer fruta como banana madura esmagada, maçã e pêra cozidas.

Comida proibida antes de 1 ano de idade
- Ovos – os ovos podem causar alergias, especialmente a clara. Comece por dar apenas a gema e quando introduzir a clara esteja atenta.
- Mel- o mel pode ter esporos de Clostridium botulinum que pode causar botulismo.
- Citrinos – podem provocar reacções alérgicas.
- Não lhe dê bebidas com açucar no biberão pois pode causar cárie dentária.
- Amendoins – causam alergias.
- Marisco – pode ser tóxico e causar alergias.
Os sinais de alergia ou má reacção aos alimentos incluem vómitos, diarreia, irritação na pele, inchaços, dor abdominal, tosse, flatulência, comichão e muco nasal. Se o seu bebé apresentar algum destes sintomas depois de consumir um alimento novo deve consultar imediatamente o seu pediatra. Os sintomas aparecem frequentemente poucas horas depois da refeição.

artigo retirado daqui

Sem comentários: