quinta-feira, 31 de maio de 2007


Todos os dias são Dias da Criança...
mas amanhã é, sem dúvida um dia especial

Prendinha


Elaborada com: filtro de café, tintas, palhinha, cartolinas...

Poema
Criança bonita, hoje é o teu dia!
Ri muito, brinca, salta e pula.

Inventa uma canção, para o teu dia,

Alimenta o mundo com a tua alegria.

No teu coração, faz crescer um mundo de maravilha,

Cresce e faz crescer, novas vidas.

Amar é o teu desejo,

Transmite-o ao mundo inteiro.





Registos
Elaborados com:esfregão de várias cores, tintas, esponja, desenhos para pintar, fotos;

Amanhã mostro as nossas liiindas t-shirts e conto como foi que celebrámos este dia especial, ok?
Beijokas para todos!

terça-feira, 29 de maio de 2007



Ensinarás a voar… mas não voarão o teu voo.

Ensinarás a sonhar…mas não sonharão o teu sonho.
Ensinarás a viver…mas não viverão a tua vida.
Ensinarás a cantar…mas não cantarão a tua canção.
Ensinarás a pensar…mas não pensarão como tu.

Porém, saberás que cada vez que voem, sonhem, vivam, cantem e pensem…estará a semente do caminho ensinado e aprendido.

Madre Teresa de Calcutá

sábado, 26 de maio de 2007


Cores

Um pedaço pequenino de massinha azul que o menino corta em dois pedaços. O maior ele esfrega com as mãos fazendo algo semelhante a uma cobra e coloca a parte. Com o restante faz o mesmo. Coloca a maior na vertical e a menor, um pouco acima do centro, na horizontal, formando algo parecido a uma cruz. Está pronto o seu brinquedo que voa pelo espaço com auxílio de suas pequeninas mãos. E, o que achamos parecido com uma cruz, vira um fabuloso avião que atravessa o ar e pousa na imaginação de menino.

Com tinta amarela a menina desenha uma casa amarela de janelas vermelhas. Olha e percebe que falta algo. Pinta, então, sua casa com listras verdes, azuis, laranjas, rosas. Espera. Qual a cor da mobília? O sofá lilás, a estante roxa, o sinteco rosa com bolinhas gris. E entra com o vestido de festa da mãe e imagina seu quartinho de paredes brancas se transforma nesta casa. Coloca sua boneca, filha, naquela casinha pintada a guache, fabricada pela imaginação de menina.

O céu azul com nuvens branquinhas em formato, que minha mãe chamaria, de véu de noiva. O pôr-do-sol enche o céu de tons entre os alaranjados e amarelados. A brisa sopra meus cabelos, bagunçando-os, levando-os ao rosto. O mar à frente, ele todinho meu com a areia a perder de vista e eu, nada mais que um pontinho, junto à imensidão do oceano a frente. Lá no fundo uma névoa que toma forma aos poucos, o meu futuro. E por um relance me vejo, feliz. Sorrio. Imaginação?

Dulce



Criança...

Deixa-me dar-te não um brinquedo mas sim uma lembrança.
Deixa-me dar-te algo que vive dentro de nós, o ser-se criança!...
Deixa-me desejar-te um mundo melhor, as águas claras de um atol
Deixa-me desejar-te um céu azul onde brilhe sempre... o Sol.

quinta-feira, 24 de maio de 2007



O meu Abcedário



A de Amor
B de Benfica
C de Crianças
D de Dar
E de Esperança
F de Felicidade
G de Guloseimas
H de Honestidade
I de Imaginação
J de Jardim
K de Kindergarden
L de Limpo
M de Magia
N de Natal
O de Observar
P de Porquê
Q de Quente
R de Rir
S de Sentir
T de Tudo
U de Único
V de Valores
W de Wind
X de xilofone
Y de you
Z de zig-zag

segunda-feira, 21 de maio de 2007




Ir ao W.C: pressão dos pais pode atrapalhar...

A ansiedade dos pais com relação a retirada das fraldas da criança pode ser encarada, pelo mesma, como uma tentativa de pressioná-la e isso, geralmente, causa um retrocesso no processo. O melhor é não pressionar, pois quanto mais se exige da criança, mais fixada ela fica nesta fase, não conseguindo fazer a transição.

Quand
o os pais sabem quais os horários em que a criança costuma fazer as suas necessidades,é mais fácil para deixá-la mais à vontade para usar o bacio (ou redutor), além disso, uma boa conversa ajuda muito.

"Deve-se enfocar as vantagens da utilização d
o bacio. Sem a colaboração da criança, fica impossível. É preciso estimulá-la a perceber que este é um passo importante para ela", avalia a psicoterapeuta infantil e terapeuta familiar, dra. Anelise Sandoval Scapaticci.

Fisiológicamente, a criança já está preparada para deixar as fraldas, mas o aspecto emocional deve ser trabalhado, pois ainda é considerada um bebé e, ao m
esmo tempo, está entrando na meninice. "Ela quer as vantagens das duas etapas. Falar com carinho e paciência ajuda muito ao invés de bombardeá-la com pressões. Até então, existia um tratamento permissivo - as fezes eram feitas nas fraldas, agora os pais impõem regras e são vistos como pessoas que proíbem, impõem limites", detalha a terapeuta.

A criança tenta conciliar o amor que sente pelos pais e o ódio por estes imporem limites. Sente vontade de bater nos pais, porém, teme que façam o mesmo com ela. Fazer as fezes nas calças pode representar a agressão aos pais, por isso, deve-se evitar usar braço de ferro com a criança para que
ela utilize o bacio.



Abandono da Fralda...

A partir de um ano e meio de idade, mais ou menos, muitas crianças tendem a abandonar gradualmente as fraldas. Nesta fase é importante que os pais passem a ensiná-la a utilizar o bacio para que adquira este novo hábito.

Há fases em que mesmo as criança
s acostumadas ao bacio são acometidas com as chamadas regressões repentinas, voltando a fazer xixi ou as fezes nas fraldas ou roupas. Na verdade, muitas vezes a criança acha aí uma forma de chamar atenção, devido a chegada de um irmãozinho. Nesse caso, a paciência e o estímulo dos pais são altamente benéficos, porém, somente a partir dos cinco anos de idade é que a criança estará mais atenta com a questão da higiene pessoal. Nesta fase, o cuidado dos pais é imprescindível.

O ideal é que os pais, sempre que possível, lavem os genitais dos pequenos com água e sabonete, após urinar ou defecar. Na fase da adaptação ao bacio é bom que os pais deixem a criança à vontade para, até mesmo, utilizar a retrete se a criança assim o desejar.

É comum também que a criança se esqueça ou não tenha tempo de correr até o bacio. Quando isso ocorre, as fezes ou xixi é feito mesmo na roupa . Mas nada de se irritar ou ralhar, porque isso é super normal. Depois da utilização do bacio, o mesmo deve ser limpo com produtos utilizados para limpeza do w.c..

Escolha sempre um papel higiénico macio e fofinho, que não irrite os órgãos genitais da criança. É importante manter o piso do banheiro sempre seco para evitar que a criança caia. Conservar as unhas do seu filho (a) aparadas, ajuda bastante na higiene porque evita o acúmulo de resíduos fecais. Lembre-se sempre de lavar as mãozinhas da criança, hábito que evita qualquer tipo de contaminação.


Deixar as fraldas

Para os pais é um grande alívio e, para a criança, a descoberta da capacidade de produção. É assim a transição da fralda para o bacio. Muitos pais devem se perguntar qual a relação entre a criatividade infantil com o acto de defecar. É simples. As fezes representam para a criança a manifestação de sua presença no mundo, a capacidade de produzir algo, de criar. Neste período, conhecido como fase anal, o incentivo dos pais é extremamente importante. De acordo com a psicoterapeuta infantil e terapeuta familiar, dra. Anelise Sandoval Scapaticci, até o segundo ano de vida a criança não tinha um contacto tão frequente com o conteúdo que sai dela, ou seja, as fezes. Isso ocorre porque a fralda age como um vínculo.

De repente, perceber que ela produz "aquilo" pode ser, num primeiro momento, assustador para a criança. "Muitas crianças ficam assustadas, no início, com o barulho das fezes a sairem, pois não tinham consciência disso. As fezes representam muito para ela e estão relacionadas com o seu mundo interno. É nesta fase que a criança percebe que tem algo dentro dela, uma produção intensa e fica impressionada com isso", detalha a terapeuta.

Quando a criança passa a ter a consciência que produz as fezes, é como se estivesse a marcar a sua presença no mundo e encara esse acto como a capacidade de produção, criação. Os pais devem valorizar isso, caso contrário, de acordo com a psicoterapeuta, a criança sentirá aversão e ficará amedrontada, prejudicando-a.

Nesta fase também é comum que as crianças tenham curiosidade à respeito do nascimento dos bebés e normalmente pensem que isso está vinculado ao acto de defecar. " Essa é uma das teorias que delas , quando percebem que são produtivas, um momento de grande prazer". Os pais devem aceitar isso como algo bom, pois é o momento lúdico. O susto pode vir primeiro, mas o prazer de se sentir produtivo leva a criança a gostar de fazer suas necessidades no bacio.



Dicas
  • Os pais devem transformar este gesto num momento de descoberta para a criança.
  • No caso de meninos, deve-se ensinar a levantar a tampa e direcionar o pénis. Quando for defecar, ensine-o a abaixar as calças, subir na retrete e limpar-se. Fique sempre perto e explique pausadamente, com tranquilidade. É importante lembrar que a criança só aprenderá a se limpar sozinha por volta dos quatro anos de idade.
  • Se a criança quiser descarregar o autoclismo não hesite. Será parte da aprendizagem. Não esqueça de ensiná-la a lavar as mãos.
  • É importante que a criança seja orientada da mesma forma na creche e em casa!!!
  • Deixar a criança com fraldas ou calças sujas NÃO ajuda para que ela aprenda mais rapidamente a controlar as eliminações.



domingo, 20 de maio de 2007



Yoga para Crianças


Desenvolvimento em plena harmonia. Um Futuro Risonho e Feliz.

Yoga é reconhecido como uma prática ao alcance de todos, independentemente da idade, no entanto, cremos que é na infância que esta se deve iniciar para podermos aproveitar as potencialidades inerentes à própria criança.
Na sociedade actual as crianças encontram-se sujeitas a uma estimulação excessiva própria da vida moderna, horários demasiado preenchidos, pressão e competição escolar, factores que contribuem para aumentar a ansiedade, dispersão, falta de atenção e concentração.
As crianças nascem com capacidades tanto psíquicas como corporais extraordinárias, têm uma enorme flexibilidade, apresentam um óptimo sentido auditivo e visual, uma energia considerável e o dom precioso da sua ilimitada imaginação.
As possibilidades tornam-se infinitas mas podem constituir problemas quando a energia se dispersa, o que nos alerta para o facto de orientar as crianças não as deixando ao acaso.

As Disciplinas Técnicas do Yoga-Sámkhya (o poderoso e sapiente Yoga primordial, com mais de 6000 anos de existência, anterior à perda da potência que os sucessivos desmembramentos do Yoga causaram), respeitam princípios no que diz respeito à manutenção e formação deste ser tão especial em transformação e desenvolvimento que é a criança:

.Preserva e mantém a sua flexibilidade, pureza, imaginação, criatividade e grande capacidade de aprendizagem;
.Acrescenta: capacidade de concentração, crescimento saudável, respeitador e exponencial;
.Confere forte base ética e moral de respeito por si, pelo próximo e pela envolvente humano cósmica e planetária;
.
Prepara para o formidável choque hormonal da adolescência de forma criativa e não traumática e se continuar a praticar em adulto fortalece para o segundo choque biológico hormonal (das andro e menopausas), mas também para as alterações hormonais pontuais do dia a dia (agressividade, desafio, competição), mantendo sempre um emocional positivo;


O Yoga ajuda a criança a caminhar com maior consciência e segurança, oferecendo-lhe a possibilidade de conviver com o melhor de si própria, ensinando-lhe a harmonizar as suas energias, proporcionar-lhe um FUTURO RISONHO e FELIZ.


segunda-feira, 14 de maio de 2007




Tarina... Senti-me Desafiada...

Eu quero: Ser feliz e fazer os outros felizes
Eu tenho: muita alegria, carinho e sorrisos para dar
Eu acho: que não há caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho
Eu odeio: a mentira, a hipocrisia, a falsidade, a inveja, a competição desmedida
Eu sinto: que estou na melhor profissão do Mundo
Eu escuto: os meus pequenotes
Eu imploro: às vezes, Paz e Sossego!
Eu procuro: ser optimista mesmo nos piores momentos
Eu arrependo-me: dos meus erros
Eu amo: amar e ser amada
Eu sinto dor: de cabeça...enxaquecas terríveis...
Eu sinto a falta: de um bebé...
Eu importo-me: com quase tudo...
Eu sempre: gostaria de dormir mais um bocadinho...
Eu não fico: um dia sem vir à NET
Eu acredito: nas crianças, no meu trabalho e num mundo melhor se todos quisermos...
Eu danço: todos os dias com os meus meninos!
Eu canto: sempre que oiço aquela canção....
Eu choro: muitas vezes...
Eu falho: e tento aprender sempre...
Eu luto: pelo que acredito
Eu escrevo: no Jardim da Alegria
Eu ganho: quando há Alegria no Jardim!Basta um sorriso,uma palavra amiga...
Eu perco: a cabeça na FNAC
Eu confundo-me: muitas vezes
Eu estou: um bocadinho cansada
Eu fico feliz: se vejo alguém feliz...acho que é contagiante!E isso é bom!
Eu tenho esperança: que nós, educadoras(es) de infância sejamos dignificadas (os) pela nossa profissão, que o nosso trabalho seja mais valorizado (pela real importância que tem) e que a ignorância de algumas pessoas que dizem "é preciso curso para cuidar de meninos?" se dissipe e dê lugar a uma boa dose de sabedoria.
Eu preciso: de toda a gente, de todos os lugares, de todo o amor, paz e ALEGRIA!
Eu sou: amiga, carinhosa, exigente, optimista (tento!), bem humorada, traquinas, alegre...
Eu não gosto: de telenovelas portuguesas e de passar a ferro...(snifffff)

Agora é a vossa vez....

quarta-feira, 9 de maio de 2007



Hoje foi dia de Tubofone!!!!



Foi Maravilhoso! Todos quisemos experimentar...o que mais gostámos de fazer foi passar a vareta em todas as notas de seguida!!
Cantámos a musica do Pastorzinho (Dó, Ré, Mi ,Fá...Fá, Fá,Dó ,Ré, Dó, Ré, Ré, Ré,Dó Sol Fá Mi, Mi, Mi , Dó, Ré, Mi, Fá, Fá, Fá..).

O "Chá" foi um sucesso! Fiquei muito feliz...para não falar dos meus pequenotes! Todas as mães compareceram e adoraram o bolinho de iogurte e os biscoitos de manteiga!
Antes de se irem embora, pedi-lhes que escrevessem no tal cartaz...quase todas as bolinhas ficaram preenchidas!
Destaco algumas...

Ser Mãe é:






segunda-feira, 7 de maio de 2007


“ Vocês dizem: é cansativo estar com crianças.

E não há dúvida que têm razão.

Depois acrescentam:

Porque temos de nos pôr ao nível delas,

porque temos de nos baixar, inclinar, curvar, tornar pequenos.

Mas aí vocês estão enganados.

O que mais cansa não é isso, o que mais cansa é sermos obrigados a elevarmo-nos até à altura dos seus sentimentos.

A esticarmo-nos, a alongarmo-nos, a ficar nos bicos dos pés. Para não as magoar.”

Janusz Korczak

sábado, 5 de maio de 2007

Navegando na Net encontrei esta linda caixinha para o chá...resolvi partilhar convosco!
É mesmo linda não é?


Caixa de Chá

Material:

  • Pincel nº 24 série 815 da Tigre.
  • Lixa para madeira nº 220.
  • Tinta PVA verde claro
  • Caneta esferográfica preta.
  • Régua
  • Cola branca
  • Dobradeira
  • Lápis de cor marrom
  • Verniz acrílico
  • Pincel nº 24 da série 141 da Tigre
  • Figuras para decorar
Modo de Fazer:
Obs Se preferir tire as dobradiças da caixa para pintá-la.
1 Passe uma demão de tinta látex branca por toda a extensão da caixa, com pincel nº 24 série 815 da Tigre.
2 Lixe a peça com lixa para madeira nº 220.
3 Passe duas demãos de tinta PVA verde claro. Deixe secar bem entre uma e outra.
4 Faça as divisórias da tampa a lápis e passe uma demão de tinta PVA da cor de sua preferência em cada uma delas. Procure usar uma cor suave, em tom pastel.
5 Continuação.
6 Cubra com as divisórias caneta esferográfica preta.
7 Forme ângulos diferentes como se fosse uma costura.
8 Passe cola branca, um pouco diluída no verso da figura que você irá colar.
9 Com a dobradeira, estique bem o papel para não formar bolhas e cole-a no local certo.
10 Com o lápis de cor marrom, faça a sombra, dando um realce na figura.
11 Passe o verniz acrílico sobre a peça, usando o pincel nº 24 da série 141 da Tigre. Deixe secar e passe novamente.
12 Peça pronta.

quinta-feira, 3 de maio de 2007



Hoje fizemos bolinho de iogurte...e amanhã iremos fazer biscoitos de manteiga...

Sabem porquê?


É que amanhã as nossas mamãs vêm lanchar conosco, comer bolinhos e beber um chá!

Pusémos este cartaz na parede...queremos saber o que elas pensam...



Depois contamos tudo...tudo...

Prometemos!

Beijocas com sabor a bolo...


As prendinhas para as mamãs...




Compramos estes baús de madeira e pintámos com a cor que mais gostamos...
Ficaram muito coloridos não acham?
Depois, o resto do trabalho de colagem foi com ajuda das nossas amigas grandes...

Materiais: Baús, tinta guache, verniz, cola, botões, apliques coloridos, tecidos de várias cores e padrões...


Os nossos saquinhos reciclados!


Material: pacotes de leite, jornal, tinta guache, cola, ráfia,carimbos...


O nosso postal!




Material:
cartolina preta, formas para bolos,tinta guache, cola

Registo: A minha Mãe