domingo, 11 de março de 2007

A Enurese Nocturna Primária

Saber o que é, quais são os sintomas e as causas da enurese nocturna primária é uma necessidade com que cada vez mais pais se deparam. A informação é a via mais rápida e a forma mais fácil de resolver este problema e ajudar o seu filho.

O que é a Enurese Nocturna Primária

A Enurese Nocturna Primária é a emissão involuntária de urina durante o sono, depois dos cinco anos de idade. Ser primária significa que a criança nunca deixou de fazer chichi na cama. Embora seja frequente pensar-se que a Enurese Nocturna se resolve com o tempo, o seu não tratamento afecta a auto-estima e socialização da criança. Tal pode provocar efeitos adversos no desenvolvimento harmonioso da criança e causar problemas psicológicos para toda a vida.

Por isso deve ser proporcionado um tratamento pronto e efectivo, prevenindo assim o sofrimento durante a infância, adolescência ou até mesmo na idade adulta. Contudo, apenas cerca de um terço das famílias com casos de Enurese consulta o médico. Em estudos que avaliaram a auto-estima de crianças enuréticas, antes e depois do tratamento, foi demonstrado que o pronto tratamento pode restaurar a auto-confiança.


Os sintomas de alerta

topo

O facto da criança entrar para a escola e continuar a fazer chichi na cama, com intervalos inferiores a seis meses, deve ser encarado como um sintoma de alerta. Mas, em geral, as crianças enuréticas molham a cama mais do que uma vez por noite.

Existem também casos a ter em atenção, como o nascimento de um irmão ou o divórcio dos pais, causas que podem provocar temporariamente episódios de Enurese na criança, normalmente denominados como Enurese Secundária.


As causas da Enurese Nocturna Primária

topo

A hereditariedade:

Os pais devem ter em atenção que esta disfunção tem uma grande prevalência hereditária. Assim, existe um índice de 44% de ocorrência de Enurese Nocturna se um dos pais foi enurético, e de 77% se ambos (pai e mãe) tiverem sido enuréticos.

Está também provado que uma criança que é precedida por duas gerações com Enurese Nocturna tem um atraso de ano e meio no controlo nocturno da bexiga. Actualmente, foram já descobertos os cromossomas -12q e 13q– que podem predispor geneticamente as crianças a desenvolver a Enurese Nocturna.

Causa fisiológica: insuficiência de vasopressina:
Mas a causa fisiológica mais comum é uma deficiência na produção nocturna de uma hormona antidiurética chamada vasopressina. Esta hormona regula a produção de urina durante as 24 horas do dia, existindo uma maior produção desta hormona durante a noite para, deste modo, reduzir o volume de urina. No caso da maioria das crianças enuréticas, e segundo alguns investigadores dinamarqueses , existe uma deficiência na produção nocturna da vasopressina.



Mais artigos relacionados com este tema:

Sem comentários: