segunda-feira, 12 de março de 2007



Pré-escolar - Entrevista com Lilian Katz



O pré-escolar pode fazer diferença na vida dos mais novos, ensinando-os a crescer, mais do que a aprender as primeiras letras ou números. Aos pais ansiosos, a investigadora norte-americana lembra que nem todos os meninos serão felizes a pilotar um foguetão.

Por Bárbara Wong (textos) e Diana Quintela (foto)


Lilian Katz, professora e investigadora começou a interessar-se pelo pré-escolar quando os três filhos, que nasceram no espaço de dois anos e meio, o frequentaram. Na cooperativa de ensino, na Califórnia, EUA - como mãe -, tinha de auxiliar a educadora, de vez em quando, e apaixonou-se pelo trabalho. Antes, estudara Ciências Políticas e Línguas, sabe francês, alemão, russo e está agora a aprender espanhol.
Durante 36 anos, foi professora na Universidade de Illinois. Esteve à frente de um centro de informação nacional sobre ensino pré-escolar para educadores e pais, durante 33 anos. É conhecida no mundo do pré-escolar pelas centenas de artigos e livros sobre a matéria. Este mês, fez uma paragem em Portugal para dar a lição inaugural do mestrado em Educação de Infância e Desenvolvimento, na Escola Superior de Educação de Lisboa.

PÚBLICO - Esteve em Portugal há 11 anos. Que diferenças nota no ensino pré-escolar?

Lilian Katz - Já dei conferências em 56 países e esta é a quarta vez que venho a Portugal. Tenho a impressão que houve um aumento e melhoria das condições do pré-escolar. Há mais escolas, mais crianças a frequentá-las.

P - Quais são as condições ideais para que as crianças tenham um bom pré-escolar?

R - Em primeiro lugar, é preciso ter pessoal de qualidade, professores e vigilantes que não pensem que a sua função é tomar conta das crianças, dar-lhes de comer, limpá-las, porque a educação pré-escolar é mais do que isso. É preciso ter conhecimentos, competências, treino e uma formação ao nível do ensino superior. Em Portugal, essa formação existe.

P - É essa formação que faz diferença no pré-escolar?


R - Sim. A pesquisa feita nos últimos 30 ou 40 anos diz-nos que se o ensino pré-escolar não for de qualidade é uma oportunidade perdida. Por isso, faz toda a diferença fazer bem, nos primeiros cinco ou seis anos da criança. Claro que Portugal é um país desenvolvido, mas tem tido uma história de algum desinvestimento na área da educação. Por exemplo, faz-me alguma confusão o número de crianças por sala...

P - Qual seria o rácio mais indicado?


R - Um adulto para 12 crianças. Já vi classes com 25 a 30, que deveriam ser acompanhados por duas profissionais qualificadas. O que duplicaria o preço do pré-escolar e isso é um problema... Quando se fala de qualidade para crianças pequenas, falamos de um rácio menor. Em muitos países, o que se paga às educadoras é pouco e as profissionais vão e vêm.

P - Não criando um clima de estabilidade...


R - A estabilidade do pessoal é outro grande problema: as educadoras devem ser as mesmas, nos primeiros anos. Há casos de meninos com três e quatro anos em que, se soubermos o que fazer, a nossa acção pode fazer uma enorme diferença. Se não o fizermos, os seus problemas vão aumentar em espiral.

P- Por exemplo?

R - Conheci um menino de quatro anos que, quando falava, não se percebia o que dizia, por isso os outros não queriam brincar com ele. Como tinha pouco contacto com os colegas, também não tinha oportunidade de melhorar o modo como falava e o problema tornou-se uma "pescadinha de rabo na boca". Cabe ao adulto quebrar este ciclo. Nestas idades, as crianças são muito dependentes dos adultos, por isso temos de actuar quando elas são pequenas. Com quatro ou cinco anos, os miúdos já ganharam uma reputação, ou seja, os outros sabem dizer o que pensam dele e descrevem-no todos da mesma maneira. E se essa reputação for má, a criança tem de mudar de escola, começar tudo de novo até ganhar uma nova reputação.

P - Os materiais também podem fazer diferença na educação das crianças?

R - É bom ter os materiais adequados, mas não é tudo. O principal papel cabe ao educador, que deve envolver as crianças em investigações.

P - Como define "investigação" para crianças entre os três e os seis anos?

R - Uma vez, nos EUA, estive num centro, muito pobre, em Chicago, onde os meninos de cinco anos fizeram investigação sobre a quantidade de água que gastavam em casa. Fizeram quadros e matrizes. Nestas idades, as crianças adoram recolher dados, fazer sondagens, fazer perguntas... Às vezes as educadoras fazem uns projectos tontos e estes têm de fazer sentido para a vida dos mais novos, para que se interessem em desenvolvê-los.

P - E a partir da investigação, desperta-se o interesse para a aprendizagem das letras e dos números?

R - Sim, porque se os miúdos estão interessados e pedem à educadora: "Mostra-me como se escreve." Se querem contabilizar os litros de água, têm de saber os números. Há muitas profissionais a trabalhar desta maneira, mas isso exige muito delas. Encorajo pais e professores a distinguir o ensino académico - preparar-se para a escola e saber escrever as letras maiúsculas e já fazer umas frases - do desenvolvimento intelectual, através do qual ensinamos as crianças a ter o hábito de pensar. Nos projectos de investigação, as crianças conseguem usar competências académicas, noções precoces de matemática e de escrita, para servir os seus intuitos, para representar o que querem. E assim estão mais motivadas para aprender. Não têm de gostar, mas tem de fazer sentido para elas.

P - Se não gostarem, não poderão ficar desmotivadas?

R - Os meninos nem sempre conseguem gostar de tudo o que fazem. Nem sempre se consegue manter todas as crianças motivadas e interessadas. Não é possível, nem desejável. As crianças têm de aprender a fazer coisas de que não gostam. Não é bom para o seu crescimento que tenham tudo, nem que estejam sempre divertidas. Por vezes, os adultos subestimam a satisfação que as crianças têm, depois de fazer um trabalho mais difícil. Elas ficam felizes depois de resolver um problema. Faz parte do seu crescimento.

P - Os professores queixam-se de que os alunos chegam mal preparados. Que culpas podem ser atribuídas ao pré-escolar?

R - Há uma paranóia pedagógica! Os meninos têm de ser muito bem preparados no pré-escolar para ir para o 1º ciclo, para que os professores não se queixem... Não gosto de palavras como "standarts", "performance", porque não estamos numa fábrica a fazer sapatos. O modelo industrial não faz sentido aplicado à educação.

P - Como assim?

R - Há meninos que aos quatro anos já saberiam ler, mas que têm de esperar até aos seis. Até aos oito anos, as crianças deveriam estar em classes com várias idades. É assim na Suécia, um dos países mais desenvolvidos, e resulta. Se os alunos estiverem misturados, entreajudam-se e incentivam-se uns aos outros. "Redefinir Os Objectivos da Educação"

É natural que os pais queiram o melhor para os filhos, mas o excesso de competição é preocupante. Lilian Katz gostaria de ver redefinidos os objectivos da educação e diz que a arte é uma boa maneira de melhorar a qualidade de vida. De caminho, questiona a utilidade dos "rankings"
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P - Muitos pais vivem obcecados com o sucesso escolar dos filhos. Uma preocupação que se reflecte logo nos primeiros anos de escola.

R - Com as crianças sobrecarregadas com actividades extra-curriculares e os pais a levarem tudo demasiado a sério. Eu sei...

P - Que espécie de geração estão esses pais a criar?

R - Há muita competição e é preocupante. Há um princípio que diz que só devemos ser competitivos sobre algo realmente importante e que não é suficiente para todos. É um problema enorme quando pressionamos todas as crianças para que sejam astronautas, conduzam foguetões, e eles não podem todos fazer isso. Para mim, é urgente redefinir os objectivos da educação, para saber como ajudar todas as crianças a desenvolver as suas capacidades, o mais possível, de maneira a aprenderem a viver plenamente.

P - Qual é o segredo para ter uma vida de qualidade?

R - A arte. Não se pode viver uma vida plena sem arte, ela dá-nos textura e forma e ninguém pensa nisso. Nos EUA, muitas escolas estão a deixar de ter música e expressão plástica e isso é um erro. A arte melhora a nossa qualidade de vida. As escolas podem fazer muito para introduzir a arte na vida das crianças, de forma natural, sem falar directamente de autores ou correntes.

P - Mas alguns pais têm medo que os filhos, em vez de serem os tais astronautas, queiram ser artistas...

R - O que pode fazer um pai se não encorajar e motivar o filho na direcção em que acredita que ele vai conseguir assegurar o seu futuro? Se não o fizer é irresponsável. Mas deve encorajá-lo a fazer o melhor, sabendo que nem todos serão astronautas.

P - Em Portugal, desde 2001 que se publicam "rankings" com base nos resultados dos exames do secundário. Os pais dos mais pequenos começam a preocupar-se com estes resultados; os que podem, querem matricular os filhos nas escolas bem posicionadas...

R - Mas quem é que os "rankings" ajudam? Não ajudam os que mais precisam. Pelo contrário: deve ser uma depressão para as escolas que ficam nos últimos lugares. Em 1830, no Reino Unido, os professores eram pagos consoante os resultados dos alunos, por isso pediam aos piores para ficarem em casa no dia da avaliação.

P - Qual é a solução?

R - Numa sociedade moderna temos de pensar quais são os principais objectivos para a educação, para que todas as crianças sejam contempladas. A educação pré-escolar pode fazer a diferença, mas pais e professores não devem esquecer que muitos meninos serão felizes se forem agricultores, em vez de astronautas

Público (02-11-04)

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