sábado, 21 de maio de 2011

Mágico!


“O Patinho Feio – Il Brutto Anatroccolo”


Hoje fui ver...e adorei! Simplesmente espetacular! A peça desenvolve-se numa casa de madeira, plena de movimento, música, rimas...e minuto a minuto nos vai "prendendo"...

Tem apenas 3 atores...que são magníficos!


Livremente inspirado no conto de Hans Christian Andersen, o texto é da autoria de Marina Allegri e encenação de Maurizio Bercini.

Numa terra de gelo, uma casa de madeira esconde no seu interior o coração mecânico de um relógio de cuco que mede o tempo da história com batidas precisas e dá vida e calor aos três personagens que a habitam, um homenzinho velho e magro, o Sr. Hans e os seus dois ajudantes, o Sr. Tric e a Sra. Trac. O homenzinho passa o tempo a escrever histórias que já estão na sua cabeça como pequenas sementes que germinam com sol, o vento e algumas gotas de chuva.

O conto desenvolve-se no espaço das cores e da atmosfera envolvente de uma aguarela de Carl Larsson, onde tudo está à vista na terra e no ar. Na terra, um tapete ligado com os lugares da história; no céu os utensílios roubados à cultura camponesa e uma ténue iluminação de candelabros.

O Patinho Feio resiste, desafia a força da natureza, foge dos maus encontros, pensando, enquanto o gelo do pequeno lago lhe gela o corpo, que depois do Inverno vem a Primavera.

No fim, vê recompensada a sua determinação quando olhando o seu reflexo na água reconhece finalmente a imagem exterior que é a sua.

A forte indecisão entre o ficar num ninho quente, seguro, sem obstáculos e a vontade de começar a andar ao longo do tapete em movimento, representa o momento difícil de crescimento na vida. Na realidade, a passagem mecânica do tempo, do movimento e das palavras arranca à história o seu próprio tempo, que parece que nunca passa, sem um antes e sem um depois.

E neste sonho que nos acompanha até ao fim, de sermos aceites por aquilo que verdadeiramente somos e não por aquilo que devemos ser, onde encontramos muitas afinidades com o sentimento de ser criança, que nos empurra a crescer mantendo-nos fiéis à nossa ideia de indisciplina.

3 comentários:

sapekinhas eva disse...

Olá Dreamlu, muito obrigada pela visita, pelas palavras carinhosas. Sou sua seguidora e adoro visitar seu blog, tem tudo o que eu gosto: crianças, flores e animaissssssss( sou veterinária). Vim buscar o selinho que você me ofereceu mas não o encontrei,por favor onde posso achá-lo? Postei o selo de sapekinhas no blog para oferecer as amigas, ficarei muito feliz se o aceitares. Sua visita será sempre bem vinda Um abraço fraterno e o desejo de um final de semana radiante, abraços, Maria Sônia
sapekinhaseva.blogspot.com

ROSÂNIA disse...

VIM AQUI PARA AGRADECER A SUA VISITA NO MEU BLOGUINHO , MUITO OBRIGADA !! TENHO UM SELINHO LÁ TAMBÉM PARA VC, PELO SEU CARINHO E ATENÇÃO!
BJOS,
RÔ(ARTESARÔ)

alljoinin disse...

These are fantastic