domingo, 13 de dezembro de 2009

Já ouviram falar do Vírus da Bofetada?



Eritema infeccioso


O eritema infeccioso (5.ª doença) é uma infecção viral contagiosa que provoca manchas ou um erupção vermelha avultada de carácter ligeiro.

O eritema infeccioso é provocado pelo parvovírus humano B19 e costuma surgir durante a Primavera. Afecta com frequência crianças e adolescentes em surtos geograficamente limitados. A infecção transmite-se principalmente mediante a inalação de microgotas do ar que tenham sido expelidas com a tosse por uma pessoa infectada. A infecção também pode ser transmitida da mãe para o feto durante a gravidez, o que possivelmente mata o feto ou lhe provoca anemia aguda e excesso de líquidos e inflamação (edema).

Sintomas, diagnóstico e tratamento

Os sintomas, que começam entre o 4.º e o 14.º dias depois da infecção, podem variar e algumas pessoas não apresentam nenhum. Uma criança com eritema infeccioso costuma ter pouca febre, só se sente ligeiramente doente e tem as bochechas vermelhas ao ponto de parecer que lhe deram uma bofetada. Ao fim de um dia ou dois aparece a erupção, sobretudo nos braços, nas pernas e no tronco, mas normalmente não nas palmas das mãos nem na planta dos pés. Não provoca comichão (prurido) e são como manchas vermelhas elevadas que formam uma espécie de filigrana, sobretudo nas áreas dos braços que não estão cobertas pela roupa, porque a erupção pode piorar se for exposta à luz solar.

A doença, em geral, dura entre 5 e 10 dias. Durante as semanas seguintes, a erupção pode reaparecer como uma reacção à luz do sol, ao exercício, ao calor, à febre ou à tensão emocional. Nos adultos, a dor leve das articulações e a inflamação podem ser permanentes ou aparecer e desaparecer durante semanas ou meses.

O médico faz o diagnóstico baseando-se na típica aparência da erupção. As análises ao sangue podem ser úteis para identificar o vírus. O tratamento tem como objectivo o alívio dos sintomas.

Retirado daqui

2 comentários:

Luz disse...

Já tinha ouvido falar, mas nestes meus longos anos de serviço nunca me deparei com ele.
Obrigado pelo esclarecimento
Bom Natal
Luz

hotfive disse...

Boa tarde

Vim para desejar um BOM NATAL a todos os Educadores.
Gosto muito de vir a este cantinho.
Apareçam no meu espaço de DESENHOS para COLORIR:
http://pintardesenho.blogspot.com

Copiem os desenhos, pintem...
...DIVULGUEM.

BOM NATAL
Abraço
C.

P.S. - coloquei no meu blog um link vosso.