MÚSICA
GÉNEROS MAIS PRODUTIVOS NO TRABALHO COM A CRIANÇA
Ler, cantar, tocar, dramatizar com a criança é deveras importante para o seu desenvolvimento saudável e motivado. Dependendo da faixa etária, é importante que se dê realce a um ou outro género mais profícuo para cada uma delas.
As lengalengas aplicam-se claramente, por exemplo, aos meninos que estão já a caminho do primeiro ciclo do Ensino Básico ou no início do mesmo, ao passo que o texto poético aplicar-se-á antes a crianças um pouco mais crescidas que tenham um pouco mais aferido já o sentido rítmico e imagístico.
Muito haveria a expor relativamente à individualização de cada género, mas
o que importa salientar é que é preciso estar atento às pistas que a criança nos vai deixando no contacto com as experiências que vai vivenciando e que o professor deve proporcionar a cada dia.
Com vista a fomentar a diversidade, o professor deve trabalhar, então, os diferentes géneros da Literatura Infantil, realçando não só a qualidade estética de cada um deles, como também o que é inovador.
Estes géneros (contos, fábulas, lenga-lengas, trava-línguas, poemas…) caracterizam-se
No entanto, convém recordar que as estratégias para tratamento de cada um deles também devem ser múltiplas, para que a motivação e a rotina não desabem sobre o que devia ser o maravilhoso de um texto. Assim, o professor não poderá nem deverá tratar um texto meramente através de fichas de trabalho excessivas ou de questionários sucessivos.
Deve utilizar meios que evitem matar o prazer pela leitura ou pela audição e que tenham em conta o que melhor corresponde às expectativas, aos desejos, aos sonhos das suas crianças.
Lengalengas
João…
Com o pião
Vitorino, Cantigas de Encantar pelos porquinhos
Sem comentários:
Enviar um comentário