sábado, 3 de fevereiro de 2007



Ser Educador:

  • É responder a diversas solicitações tendo sempre presente a necessidade de desenvolver atitudes pedagógicas adequadas, diversificadas face à diferença e individualidade do ser humano;
  • É promover o conhecimento e a reflexão sobre a Educação e o Sistema Educativo do qual fazemos parte, tendo como parceiros os elementos de uma comunidade educativa alargada;
  • É escutar as ansiedades, os receios, e as preocupações legítimas dos pais;
  • É procurar dar respostas sociais às necessidades das crianças respeitando e responsabilizando o domínio e a esfera de actuação da família;
  • É facilitar e promover de forma adequada o acesso à escolarização, o direito à informação, o exercício da autonomia, cidadania e a verdadeira igualdade de oportunidades;
  • É promover um espaço de partilha entre agentes educativos no qual se valorizem saberes e experiências;
  • É respeitar a individualidade de cada criança nos seus sentimentos, assegurando-lhes que são compreendidas e respeitadas, assumindo o profissional de educação o papel de agente facilitador, o que exige por sua vez, uma reflexão sobre o tipo de resposta que se dá às crianças em função da sua personalidade, do seu passado educativo e dos projectos pedagógicos;
  • É um desafio permanente ao desenvolvimento pessoal e profissional de cada um de nós;
  • É exercer uma acção educativa/pedagógica que se alimenta também de palavras, atitudes e acções de encorajamento em que a troca de experiências potencia o processo de autoformação;


PALAVRAS -CHAVE PARA A

EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA DE QUALIDADE
:


- Sensibilidade e envolvimento para as competências pessoais;

-Reflexão e partilha para as competências profissionais;


2004, Cadernos de Educação de Infância, nº70

1 comentário:

Anónimo disse...

gostei muito gostaria muito de ser uma contadora de historias mas mesmo querendo tanto tenho problemas com o tempo sou professora da ed fundamental ha 15 anos faço mais dentro de sala, mas gostaria de ter um tempo p fazer so isso